Fisiologicamente, ela é diretamente relacionada à paralisia que ocorre como uma parte natural do sono REM, a qual é conhecida como atonia REM. A paralisia do sono ocorre quando o cérebro acorda de um estado REM, mas a paralisia corporal persiste. Isto deixa a pessoa temporariamente incapaz de se mover. Além disso, o estado pode ser acompanhado por alucinações hipnagógicas.
Com frequência, a paralisia do sono é vista pela pessoa afligida como nada mais do que um sonho. Isto explica muitos relatos de sonhos nos quais as pessoas se vêem deitadas na cama e incapazes de se mover. As alucinações que podem acompanhar a paralisia do sono tornam mais provável que as pessoas que sofram do problema acreditem que tudo não passou de um sonho, já que objetos completamente fantasiosos podem aparecer no quarto em meio a objetos normais. Alguns cientistas acreditam que este fenômeno está por trás de muitos relatos de abduções alienígenas e encontros com fantasmas.[carece de fontes] <Há uma fonte sim: “O Mundo Assombrado pelos Demônios – A Ciência Vista como uma Vela no Escuro” de Carl Sagan
”Muitas pessoas Relatam que nesse período de paralisia conseguem escutar vozes ver demônios”
Veja o relato de uma pessoa que já sofreu da tal paralisia do sono oque ela descreve
abaixo:
Eu acordei por volta de 3 da manha quando fui tentar levantar não consegui por 3 segundos pensei que estivesse sonhando mas não estava em seguida tive a sensação e certeza de que tinha mais alguém no meu quarto escutava ruídos bem perto um barulho que não sei descrever esse ruido senti uma aflição insuportável fiz força e consegui acorda tremendo de medo ”credo”
O Mais engraçado que isso todas as vezes aconteceu comigo somente quando eu estava dormindo sozinho nunca aconteceu isso quando eu estava dormindo ao lado de alguém sempre ocorre isso quando estou dormindo sozinho”