Então, sabe quando nossos pais, professores e pessoas velhas em geral nos ensinam a sempre colocar alguma na boca de uma pessoa que estiver tendo uma convulsão, porque ela pode “engolir a própria língua”?
Pois é, se você já tentou engolir a própria língua ou presenciou alguém convulsionando, sabe que isso é impossível, pois a língua está presa na boca pelo freio, que cria um base grande demais para que a língua consiga se “descolar” e entrar rumo à garganta.
Entretanto, os ensinamentos não estavam errados, e apenas mal explicados: quando alguém está convulsionando, pode obstruir a entrada de ar com a língua e acabar se engasgando, por exemplo com saliva (o que seria o começo para um sufocamento), ou ainda morder a língua, já que movimentos fortes com a mandíbula são bastante comuns nesse estado, que retesa o músculos.
Portanto, realmente é bom colocar algo na boca de uma vítima de convulsão – lembrando-se sempre de que não deve ser o seu dedo, que pode ser arrancado e mordido, e nem nada que a faça sufocar, obviamente. Um pedaço de pano ou camiseta são uma boa opção!
Frênulo da língua
O Frênulo da língua ou freio lingual é uma pequena tira de tecido que conecta duas estruturas, uma das quais móveis. Ele que é responsável por restringir o alcance de movimento da sua língua, fazendo com que você não a engula. Ele vai da superfície interna do lábio para a gengiva.
Existem pessoas com o Frênulo lingual mínimo. Isso caracteriza uma condição chamada de anquiloglossia, que seria a fusão completa ou parcial da língua ao assoalho da boca. Anquiloglossia é uma anomalia caracterizada pelo frênulo lingual ser curto ou grosso resultando em limitações dos movimentos da língua.
Nos pacientes com frênulo normais observa-se que as funções orofaciais, assim como a mobilidade de língua, são mais bem executadas do que quando o frênulo é curto ou com inserção anteriorizada. Observa-se ainda que quando é curto e a ponta da língua se eleva, em geral, esta elevação traz o assoalho para cima ou a própria mandíbula.
Quando um Frênulo lingual está parcialmente, ou totalmente colado é o que se popularmente chama de “língua presa”. O tratamento médico indicado é uma cirurgia chamada frenuloplastia que consiste na remoção parcial ou total do frênulo da língua.