O composto substituiu o leite de búfalo como alimento que fornece mais proteínas e calorias por kg. Foto: Istock
Um novo "
superalimento" vem por aí. Ele é muito completo, saudável e ainda por cima emagrece! Dá até vontade de arranjar um pouco para agora não é mesmo? Mas você beberia se soubesse que trata-se de
LEITE DE BARATA?
Acredite, pesquisadores do Instituto de Biologia Regenerativa e de Células Tronco, na Índia, descobriram que uma secreção que algumas baratas produzem para alimentar seus filhotes possue quatro vezes mais nutrientes do que leite de vaca. E tem mais! Eles defendem que o leite de barata pode salvar o mundo, é mole?
Até agora foi confirmado que só uma espécie de barata produz a substância, a Diploptera punctata. Esta barata desenvolve suas larvas dentro de uma estrutura equivalente a um útero, e seu embrião é alimentado dentro do corpo da mãe com este composto líquido de proteínas, gorduras e açúcares.
Foto: Istock
De acordo com estudiosos, o composto substituiu o leite de búfalo como alimento que fornece mais proteínas e calorias por kg. Além disso, demora a ser digerido, o que ajuda no emagrecimento e faz com que você se sinta satisfeito por mais tempo.
A ideia ainda parece grotesca para você? Pois é, para nós também! A (boa) novidade é que ordenhar baratas está fora de questão pelo fato do processo ser ineficiente - imagina só "ordenhar" uma por uma? Eca!
A proposta atual dos cientistas é aproveitar o sequenciamento das proteínas, sintetizá-las em laboratório e fazer testes de segurança para garantir que o suplemento sintético seja seguro para consumo humano.
Agora vamos falar sobre o gosto! Após 54 dias coletando essa substância para analisar suas propriedades nutritivas um dos participantes do projeto perdeu uma aposta e teve que experimentar o leite de barata. Ele disse ao Washington Post que o gosto "não é nada de especial".
Será que vale a pena?
Foto: Reprodução/Giphy