Com certeza houve algum lugar que você visitou e já de cara pensou: “eu moraria aqui feliz da vida”. Esse desejo poderá virar realidade se você viajar para
Maine, um estado localizado no extremo norte dos
EUA, na fronteira com o
Canadá.
Se o seu sonho sempre foi tentar a sorte nos Estados Unidos e consolidar sua carreira profissional, a chance é essa. O programa
Visit for a Week, Stay for a Lifetime (
visite por uma semana, fique para o resto da vida, em tradução livre) foi criado por um conjunto de empresas que promete reembolsar as despesas das férias daqueles que se interessarem a trabalhar ou estagiar ali.
O programa funciona da seguinte forma: o visitante guarda todos os recibos dos gastos que teve em Maine e, caso se mude para lá em menos de um ano, o valor será reembolsado.
Maine busca profissionais qualificados através do programa Visit for a Week, Stay for a Lifetime. Créditos: Corey Templeton / Fonte: Flickr
A campanha é uma extensão de outro projeto, o
Live and Work in Maine (
viva e trabalhe em Maine). O objetivo é preencher as lacunas deixadas pela falta de mão-de-obra especializada em diversas áreas para, consequentemente, manter a economia do estado em crescimento.
Uma pesquisa feita pelo Departamento do Trabalho de Maine mostra que, mesmo se todas as pessoas nascidas no estado pelos próximos 16 anos ficarem ali, ainda haverá uma demanda de 100.000 trabalhadores em 2032, devido ao envelhecimento dos trabalhadores atuais e a baixa taxa de natalidade no estado.
“Simplesmente não há moradores suficientes para fazer alguns trabalhos essenciais“, disse Ed McKersie, o idealizador de ambos os projetos. Ele continua: “Nós temos uma escassez de trabalhadores do ramo de tecnologia da informação. Médicos e enfermeiros também estão escassos, não só aqui, mas a nível nacional. Este programa é projetado para atrair pessoas para cargos que são difíceis de recrutar”.
Você pode passar suas férias em Maine e ainda descolar um emprego. Créditos: NapaneeGal / Fonte: Flickr
Quinze empresas estão participando do programa oferecendo férias reembolsáveis. As oportunidades estão listadas no
site oficial, entre elas
Stone Coast Fund Services LLC,
Winxnet,
Spurwink,
BerryDunn,
Acadia Hospital e
Wayfair, que pretendem contratar cerca de mil funcionários para atendimento em call center, o que não é nada mau para um estado com apenas 1,3 milhões de habitantes.
A ideia surgiu quando McKersie teve uma conversa com donos e funcionários de hotéis em algumas cidades. Eles afirmam que os hóspedes muitas vezes perguntavam sobre vagas de emprego na região depois de se apaixonarem pelo lugar.
Entre os maiores atrativos para morar em Maine estão a qualidade de vida e o crescimento profissional onde a concorrência ainda é baixa.
Como se candidatar
Lago Rangeley, em Maine, Estados Unidos. Créditos: Dennis Redfield / Fonte: Flickr
Para passar férias em Maine ou em qualquer outro lugar dentro do território dos Estados Unidos, é imprescindível tirar o
visto de turismo ainda no Brasil.
Cabe frisar que nós do Viajei Bonito não temos quaisquer influências sobre o programa, tampouco funciona como agência de consultoria para vistos. Utilizamos o site apenas como canal de divulgação. Para outros detalhes, consulte o site
Live + Work in Maine. No menu à direita você encontra respostas para todas as perguntas sobre o programa.
Cada empresa tem um perfil que mostra as vagas disponíveis e seus pormenores, basta clicar no logo de cada uma delas.
Boa sorte!
Créditos da imagem de capa: Dennis Redfield / Fonte: Flickr