A maioria de nós se lembra perfeitamente daqueles tempos quando o CD era o maior êxito tecnológico que tinha dominado o mercado e destronado o hoje esquecido disquete. A época dos discos mudou o mundo, permitindo gravar música, programas e muito mais em uma superfície compacta e fácil de conservar e transportar. Quem de nós nunca teve uma estante cheia de CDs?
Infelizmente, ou não, a era do CD está acabando aos poucos, dando lugar a outros inventos da tecnologia, como a nuvem, os pendrives e os drives externos. Desde sua aparição em 1982, o CD passou por épocas de vacas gordas e de vacas magras, e agora está caminhando para se tornar simplesmente lixo.
O que fazer com tantos discos inutilizados? Você pode jogá-los no lixo, claro, mas se quiser dar uma nova vida a eles, continue lendo nosso artigo e você vai ficar surpreso com o que ainda pode fazer com eles.
Você é mais uma das pessoas dispostas a reciclar CDs, muito bem. Seja por amor aos discos ou ao ambiente, você vai ver como este dispositivo de armazenamento de dados continua útil. Para isso, você vai precisar de um pote de tinta acrílica preta, um pincel, um lápis e uma chave de fenda. Ficou curioso? Acho que sim!
Para começar, forre uma mesa ou uma superfície plana com jornal velho para não manchar o lugar que você trabalhar. Coloque o disco e pinte-o com tinta preta na parte em que se gravam os dados.
O efeito final deve ser mais ou menos como na foto abaixo. Veja! A tinta preta vai esconder todos os riscos e defeitos que o CD podia ter antes.
Bom, e agora? Não perca a parte mais importante!
Uma vez com o disco pintado, deixe de lado um momento para que a tinta seque. Quando estiver seco, chegou a hora certa de despertar o artista que vive em você. Use o lápis e desenhe uma obra de arte. Desenhe o que quiser: flores, animais, coisas, arte abstrata... Não há limites! Deixe-se levar pela sua imaginação. E não se preocupe se algo sair feio, os riscos de lápis são bem delicados e não vão arranhar o disco ou arruinar a sua obra.
Agora que você já tem o desenho, pegue a chave de fenda e force sobre as linhas que você desenhou com o lápis. Raspe os interiores dos seus desenho também, por exemplo, o corpo dos animais.
Quando estiver pronto, o resultado final vai ficar parecido com este:
E agora a melhor parte: pendure seus discos na parede! Você pode pendurar vários formando uma fileira ou em grupos. O que você achou? Com essa dica simples você pode decorar a sua casa de um jeito exclusivo a partir de objetos cotidianos sem uso!